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Perfect Housewife à Porto



Terça-feira, 19.02.13

Dieta: Monitorização Inteligente

 

A balança pode ser a mais poderosa aliada no sucesso da sua dieta, quando usada da maneira correcta.

Uma pesagem mal executada pode ser o suficiente para desistir de uma dieta antecipadamente. Se se pesar de hora em hora durante dois dias seguidos, irá ver que o seu peso oscila de acordo com inúmeros factores imprevisíveis, resultando numa leitura errada sobre o seu real progresso.

Ficam então algumas linhas orientadoras:

 

Pesar sempre na mesma balança, e de preferência, em casa. A calibração das balanças varia de uma para outra, o ideal é ter uma balança sua em casa.

De manhã cedo, sempre que possível. Há menos líquido acumulado no organismo, a digestão já foi feita durante a noite, e se possível depois de ter ido ao wc e sem roupa.

Pesar-se uma vez por semana. Só assim poderá observar o verdadeiro plano de acção da sua dieta e os resultados no seu corpo. Deverá haver uma diminuição de entre 1 a 2 kg's por semana.


Eu opto por pesar à 3ªfeira. Segunda-feira trás muitos excessos do fim de semana que poderão interferir o resultado, e um resultado menos possítivo numa terça-feira acaba por ter uma semana completa para compensar. Ah, e o fim de semana é sempre pequeno de mais para se pensar numa coisa dessas...


Há ainda factores que podem aumentar a leitura do seu peso de forma erradica:

Período pré-menstrual ou durante a menstruação. Temos tendência a reter muito líquido, o que pode resultar em até 2kg a mais. 
Pesar-se pela manhã após um jantar com alimentos muito condimentados ou salgados. Novamente a famosa retenção de líquidos. Portanto, procure evitá-los na noite anterior. 
Após uma noite com vinho e bebidas destiladas. Retenção de líquidos.
Intestino preso.Por motivos óbvios. rsrsrsrsrsrs
Pesar-se depois de suar muito. Aqui a leitura será menor, mas é só beber água para repor o líquido perdido, e seu peso vai voltar a ser o que era.
Após de ter iniciado (ou aumentado) atividade física que exija força muscular. Exercícios físicos que aumentam a massa magra (a musculatura), podem criar uma falsa ideia de que seu peso não mudou pois à medida que perde gordura vai ganhando massa muscular. Neste caso, opte por saltar uma semana par o seu organismo se habituar ao seu novo ritmo.

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por Alexandra Pereira às 15:40

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